em Sem categoria

Virtual PC suportará Linux no Vista.

O sucessor do sistema operacional Windows XP, o Windows Vista, cujo lançamento está previsto para 2007, dará suporte à virtualização de pelo menos duas distribuições Linux: a Novell SuSE e a Red Hat.

Segundo o site Cnet, junto a esse anúncio a Microsoft também confirmou na semana passada – não coincidentemente, quando ocorria em Boston a conferência LinuxWorld 2006 – que o emulador Virtual Server 2005 R2, que até então era vendido pela empresa por US$ 99, não só será oferecido gratuitamente por meio de download como também virá incluído no pacote do Windows Vista. Mais: a empresa de Bill Gates ainda pretende dar suporte técnico para Linux, desde que este esteja instalado no Windows Vista, é claro.

A tecnologia de virtualização, também adotada pela Apple para seu próximo sistema operacional Mac OS X 10.5 “Leopard” que irá rodar o Windows XP por meio de um software semelhante, permite que um mesmo hardware rode diferentes ambientes por meio de um único sistema operacional. Essa possibilidade tem agradado em cheio as empresas, que veêm a oportunidade de reduzir custos por meio da operação de uma quantidade maior de aplicativos em um número bem menor de máquinas, quando comparado a utilização tradicional de computadores, ou seja, uma máquina para cada sistema operacional.

“Fechamos um compromisso de longo prazo para assegurar que sistemas operacionais não-Windows possam ser rodados de forma suportada, tanto sobre o Virtual Server quanto em nossos futuros produtos de virtualização”, disse Zane Adam, diretor de marketing do Windows Server.

Fonte: Wnews