em Sem categoria

Servidor de Counter-Strike no Debian Gnu/Linux

Instala??o do Half-Life e Counter-Striike

Aconselho a voc? criar um usu?rio somente para rodar o servidor:

# useradd cs

Sendo o usu?rio ‘cs’, voc? ir? fazer todo o resto:

# su cs

Costumo fazer a instala??o no diret?rio do usu?rio ‘cs’:

$ cd ~

Vamos baixar o Half-Life..

$ wget hlds_l_3111_full.bin

Lista de alguns mirrors:

* http://mirror.redphive.org/hlds_l_3111_full.bin
* http://www.fileshack.com/file.x?fid=186
* http://download.boomtown.net/pacth_…ds_3111_full_uk
* http://www.fileplanet.com/files/50000/58368.shtml

Instalaremos o HL:

$ ./hlds_l_3110_full.bin
-> Siga as instru??es de instala??o..

Vamos baixar o Counter-Strike:

$ cd ~/hlds_l
$ wget cs_15_full.tar.gz

Lista de alguns mirrors:

* http://www.fileplanet.com/index.asp?section=1854&file=58481
* http://www.jetstreamgames.co.nz/files/…/cs_15_full.tar.gz
* http://www.heyphucker.com/cs.php
* ftp://ftp.gamesdomain.co.uk/pub/…/cs_15_full.tar.gz
* http://www.adrenaline.com.br/downloads/…/cs_15_full.tar.gz

Iremos agora descompactar o MOD Counter-Strike:

$ gunzip cs_15_full.tar.gz
$ tar -xvf cs_15_full.tar

Pronto! Voc? j? possui todos os arquivos necess?rios para rodar o servidor.

Vamos acrescentar o diret?rio do Half-Life ao ambiente:

$ export LD_LIBRARY_PATH=/home/cs/hlds_l:$LD_LIBRARY_PATH

Para executar o servidor, vai o sintaxe necess?ria:

$ ./hlds_run -game cstrike +ip -port +maxplayers +map Exemplo:

$ ./hlds_run -game cstrike +ip 200.123.123.123 -port 27015 +maxplayers 16 +map de_aztec

A porta padr?o ? a 27015, aqui iremos especificar para no caso de futuramente precisarmos abrir outro servidor.

* Alguns arquivos de configura??o importantes:

* cstrike/server.cfg (Cont?m todas as configura??es do servidor)
* cstrike/mapcycle.txt (Cont?m a lista dos mapas que ir?o “rodar” no servidor)
* cstrike/motd.txt (Message Of The Day)

Bom, imagino que voc? esteja usando alguma regra de Firewall, pois bem, abaixo as regras necess?rias para que os usu?rios consigam jogar em seu servidor.

N?o me recordo qual a finalidade de cada porta, s? lembro que uma delas ? para fazer a autentica??o na Won.net.

# iptables -A INPUT -s 0.0.0.0/0 -p udp –dport 27015 -j ACCEPT
# iptables -A OUTPUT -s 0.0.0.0/0 -p udp –sport 27012 -j ACCEPT
# iptables -A OUTPUT -s 0.0.0.0/0 -p udp –sport 27010 -j ACCEPT
# iptables -A OUTPUT -s 0.0.0.0/0 -p udp –sport 27005 -j ACCEPT
# iptables -A OUTPUT -s 0.0.0.0/0 -p tcp –sport 7002 -j ACCEPT
# iptables -A OUTPUT -s 0.0.0.0/0 -p tcp –sport 5273 -j ACCEPT
# iptables -A OUTPUT -s 0.0.0.0/0 -p tcp –sport 27040 -j ACCEPT

Dica

Para uma boa divers?o ? extremamente aconselh?vel que se tenha um administrador no server. Essa administra??o pode ser feita atrav?s do comando ‘rcon’ (Remote Control).

Basta especificar no ‘server.cfg’ uma senha, por exemplo:

rcon_password “vivaolinuX”

Agora, quem ir? administrar o server, ter? antes que mais nada digitar no Console (“) o mesmo comando:

$ rcon_password “vivaolinuX”

Assim, voc? identificou a senha, agora basta digitar o comando do servidor, com o “rcon ” na frente.
Exemplo: // Trocar de mapa
$ rcon changelevel de_dust

// Reiniciar o jogo
$ rcon sv_restart 1

E assim por diante..

Existe outra maneira que ? utilizando o AdminMod (adminmod.org) que possui bem mais recusros, entre ele especificar permiss?es para cada administrador, mas essa explica??o eu deixarei para a pr?xima, junto com anti-cheaters e etc…