em Sem categoria

Review: Google Chrome OS: Vale a pena instalar ?

A anos eu venho desenvolvendo aplicações WEB com inspiração nos produtos do Google. Eu acredito que o Google no decorrer dos anos mostrou ao mundo como ganhar dinheiro com aplicações Open Source e ainda além… como ganhar dinheiro com a internet disponibilizando serviços e produtos gratuítos. Neste último final de semana compilei o Google Chrome OS em uma máquina Virtual em um PC aqui no laboratório e a primeira impressão que tive é que o boot é rápido mas senti falta de um SO onde eu pudesse abrir novos programas offline alguns comuns no próprio Linux como o Media Player VLC, o MP3 Player Songbird entre outros aplicativos open source.

Na minha opinião a ideia de ter um SO 100% plugado na internet é bacana porém muito além de nossa época. Levando em consideração por exemplo que no Brasil a internet mal funciona como banda larga e que os bons serviços são muiiitoo caros este conceito aqui para o Brasil está por fora da realidade.

Primeiramente quando escutei sobre o novo SO do Google logo imaginei o Android (NOTA 10) portado para desktops… depois quando escutei sobre o Google Chrome OS imaginei qual seria o target do Google.

Para aqueles que estão curiosos em saber como o Chrome OS funciona não se iluda, abra seu Google Chrome e você verá a interface e a funcionalidade do Google Chrome OS…. no more …. no less…

Nota 10 pela iniciativa de liberar o código como Open Source, nota 4 nas funcionalidades apresentadas na build que compilei.