em Geral

Primeiras impressões do Edge for Mac

Hoje eu resolvi baixar e testar o navegador Microsoft Edge baseado na engine do projeto Chromium. Bom eu tenho que admitir que a Microsoft é uma empresa completamente diferente na gestão Satia Nadella. O CEO mudou o conceito a respeito de valorizar as tecnologias Open Source e hoje é sem dúvida uma potencial em colaboração em tecnologias Open Source.

O simples fato de desenvolver um novo navegador 100% baseado em uma das principais engines Open Source e poderosa como o Chromium mostra que eles deram o braço a torcer e estão apontando para o caminho certo.

O Edge for Mac é rápido assim como todos os navegadores baseado nesta engine. É impossível admitir uma comparação no render de páginas visto que o projeto ainda é uma Beta e até mesmo por usar a Engine do Chrome

O visual é tão bonito quanto o Chrome e as integrações com serviços da Microsoft eram de fato inevitáveis.

As ferramentas para Inspect e desenvolvimento são o grande ponto forte no Edge. Assim como o Chrome é um grande aliado para nós desenvolvedores web e mobile.

Visual do Inspect no Edge for Mac

Eu senti falta ainda de mais opções de themes para o navegador mas não há como exigir isto ainda pois o browser ainda está em desenvolvimento, quem sabe na versão final.

Por ser baseado no Chromium há uma integração incrível com preferências de histórico e também bookmarks já pré-existente do Chrome. Ele importa automáticamente pra você todas estes settings

Bookmarks importados automáticamente do Chrome

A opção de múltiplos perfis de usuário dentro do navegador também está presente no Edge

Múltiplos Perfis de usuário no navegador Edge

Menu de configurações do Edge for Mac

Resumindo a história o Edge for Mac é um navegador leve, bonito e compatível com todos os padrões web standards disponíveis hoje na internet. É um grande avanço da Microsoft em busca de uma posição no coração de nós desenvolvedores e usuário por um navegador agradavél e versátil.

E você o que achou do navegador ? Comente na minha comunidade do Discord jacconIO