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Aplicando o ITIL
Uma das áreas da TI que mais se beneficiam das boas práticas do ITIL é o setor de suporte, também conhecido como help desk. A aplicação do ITIL em um help desk ajuda a TI a ter uma melhor gestão do suporte, a melhorar a qualidade do atendimento e a reduzir o número de incidentes. A biblioteca ITIL sugere que um help desk seja organizado em cinco pilares:
1. SPOC (Single point of contatc) – Ponto único de contato: O ITIL sugere a criação de uma central de serviços, que se tornará o ponto único de contato entre clientes e setor de TI dentro de uma organização. A central de serviços facilita a comunicação entre TI e usuários, e ajuda na distribuição das demandas entre os atendentes de suporte de acordo com disponibilidade e especialidade necessária.
2. Níveis de suporte: Para facilitar a organização dos chamados e ajudar a empresa a alocar melhor seus custos com pessoal, o ITIL sugere a criação de níveis de suporte. Os níveis de suporte são divididos normalmente por complexidade do problema e nível de conhecimento necessário do atendente para solucionar esta demanda.
3. SLAs (Service level agreements) – Acordos de nível de serviço: Os acordos de nível de serviço são contratos firmados entre a TI e seus clientes, ou outros setores dentro da própria organização. Estes contratos podem prever algumas regras de atendimento de acordo com a urgência ou prioridade de um chamado. Tais regras podem ser tempos de resposta para uma solicitação ou a competência do atendente que irá solucioná-lo.
Saiba mais sobre SLA: Quais as vantagens de um Service Level Agreement?
4. Base de conhecimento: Uma base de conhecimento centraliza o histórico de todos os chamados e como foram resolvidos, além de manuais e outras informações necessárias. Esta base de informações auxilia na resolução de novos problemas e na tomada de decisões.
5. Melhoria contínua: A utilização do PDCA é um dos principais pilares do ITIL. Planejar (Plan), Fazer (Do), Conferir (Check), e Agir(Act), devem ser ações executadas com frequência.
Para entender melhor o que é o ITIL e como ele pode ajudar sua empresa, busque um parceiro especialista e conheça todos os benefícios para seu negócio. Assine a newsletter para receber em seu email as publicações atualizadas neste blog