em Geral, Linux

Utilizando instalações de sistema via Life Cycle no Power Edge R720

Es tutorial têm como objetivo ajudar os usuários a utilizar a instalação e configuração do servidor Power Edge R720 via Life cycle. Alguns recursos do servidor Power Edge R720 fabricados até maio de 2012 o software Dell Power manangernão dá suporte a todos os drivers e configurações de disco como no caso RAID 0 para volumes de 2TB que foi meu caso.

A configuração do servidor em questão é:

Hardaware
Intel Xeon Quad
64 GB RAM
04 discos de 600 GB em RAID 0 ( Volume único de 2TB )
controladora iDrac

Sistema operacional
Suse Enterprise Linux 10 SP4

A controladora iDrac é uma poderosa controladora de disco no qual possibilita você criar um perfil de instalação e configuração sem a necessidade de mídias de instalação. É um um novo conceito que deve seguir como padrão para as próximas gerações de servidores.

Em alguns casos o Life cycle fica desabilitado e é utilizado apenas em modo recovery. Para carregar o menu do Life Cycle pressione F10 na inicialização. Caso não esteja encontrando o life cycle e sua máquina tiver este recurso entre com F2 e depois vá até o menu iDrac Settings.

Verifique se o Life Cycle está setado como enable, caso não esteja clique em enable e reinicie seu servidor. Deve aparecer a opção Life Cycle na tela de configuração do lado superior direito de sua tela. Para acessar pressione a tecla F10.

Depois que carregar o Life Cycle no menu vá em Os Deploy e tecle enter. Caso não tenha configurado seu RAID você pode selecionar a opção 1 e configurar ou utilizar a segunda opção OS Deploy para selecionar o sistema operacional que deseja utilizar.

Feito isto selecione o sistema operacional que deseja instalar aguarde o carregamento em memória dos drivers necessários. Dai por diante basta seguir com a instalação do sistema operacional. Uma dica importante para não ter dor de cabeça na instalação do Suse Enterprise Linux 10 no R720 é utilizar o Life cycle para configuração inicial do servidor. O sistema coloca em memória todos os drivers necessários para instalação.

Isto economizará algum tempo na instalação dos drivers após a instalação do SO