em Geral

Instalando o Totvs 11 em servidor com Suse Enterprise 10 e banco de dados Oracle 11g

A grande verdade é que a Totvs diz que o Linux é um sistema homologado para rodar o Protheus mas na prática as coisas são bem diferentes da realidade. Peguei uma instalação para fazer de um Protheus 11 rodando em uma máquina com SUSE Linux Enterprise 10 SP4 e banco de dados Oracle.

Existem um kilo de particularidades que devem ser seguidas para efetuar a instalação que se você não seguir pode separar diversas horas do seu dia pra resolver os problemas.

O hardware que iremos utililizar nesta instalação é:

Hardware
Servidor Dell Power Edge R720
64GB RAM
2TB de HDD SAS
Controladora iDrac
02 fontes redundantes

Sistema Operacional
SuSe Linux Enterprise 10 SP4 ( sistema homologado pela Totvs )

01) Iniciando a instalação via iDrac
Primeiramente você pode colocar o disco do SuSe no drive e iniciar pressionando F10 para fazermos a configuração do RAID e SO via Life Cycle.
Para isto inicie a máquina com a tecla F10.

Quando carregar o gerenciado Life Cycle vá em OS Deploy, e selecione Go to directly OS. Isto levará a tela de instalação para selecionar o sistema operacional. Selecione a distribuição Suse Enterprise 10 X64 e clique em Next.

Isto é super importante pois o sistema irá popular os módulos do kernel e drivers em memória ram. Para finalizar clique em Finish e aguarde o sistema de instalação iniciar.

Suse Enterprise

Aguarde o sistema do instalador do Suse. Quando carregar o instalador do Suse vá em Software Selection and System Tasks

Selecione os pacotes adicionais:

– 32bit Runtime Environment
– Common Code Base
– Oracle Server Base
– C/C++ Compiler and Tools
– Compact-libstdc++5.0.7
– Java Runtime ( JRE )

OBS: Os pacotes que já estavam pré-selecionados na instalação do Suse podem continuar pré-selecionados. Estes pacotes serão úteis na instalação do Oracle que possui uma porrada de dependências

As configurações de partições devem ser selecionadas de acordo com sua necessidade. Se você tiver utilizando um banco de dados Oracle o interessante é que você tenha um swap grande. Como nosso disco possui 2TB o interessante é deixar 48GB para o Swap. Você têm duas opções para isto. Criar uma partição e selecionar em FS a opção Swap ou então criar um arquivo de swap depois do sistema carregado.

As duas opções são válidas. Em nosso caso preferi criar o arquivo para que possamos gerenciar o tamanho do swap de acordo com a necessidade.
Oracle

Para instalar  o Oracle siga o tutorial que pode ser encontrado no site da Novell http://ftp.novell.com/partners/oracle/docs/11gR2_sles11_install.pdf