em Geral

Iniciando base de dados Oracle manualmente ( Resolvendo problema de /etc/oratab not found )

Este tutorial eu preparei em um momento quando estava passando apuros com um Oracle instalado em um Suse Linux Enterprise.

Colocamos o Oracle em produção e depois de 77 dias após a instalação tivemos que reiniciar o servidor ai o problema apareceu. Havia um problema que o /etc/oratab não tinha sido identificado e também a variavél de ambiente ORACLE_HOME_LISTNER não estava sendo identificada pelo dbstart

Sendo assim temos que fazer o seguinte. Primeiramente quando você instala o Oracle 11G no Suse ele não copia o arquivo ORATAB para o diretório padrão que é o /etc/oratab. Ele cria dentro do diretório da instalação dentro de uma pasta chamada install. Utilize o comando find para identificar onde está o arquivo ex:

find / -name oratab

Copie este arquivo para /etc/oratab

Depois de copiado o arquivo edit este arquivo colocando a opção Y na flag do comando. Ficará algo como

prod:/opt/oracle/product/11gR2/db_1:Y

Salve o arquivo. Lembrando que para você copiar este arquivo para /etc/ você deve estar como super usuário. Já para executar os comandos de inicialização será necessário estar como usuário Oracle.

Depois de copiado o arquivo oratab para /etc/oratab já matamos um dos erros. Agora é necessário alterar um parametro nos arquivos dbstart e dbshut que deve ficar como no exemplo abaixo:

Altere o parametro ORACLE_HOME_LISTNER=$1 para ORACLE_HOME_LISTNER=$ORACLE_HOME

Salve os arquivos. Feito isto podemos executar os comandos de inicialização que é

$ORACLE/bin/lsnrctl start
$ORACLE/bin/dbstart

Se tudo correu bem seu DB deve estar no ar neste momento

Para mais informações tente este PDF

http://ftp.novell.com/partners/oracle/docs/11gR2_sles11_sp1_install.pdf