em Sem categoria

Hacking: como criar um cartucho de NES ?

Bom pode não parecer ou talvez até não seja útil este post mas é interessante, já imaginou criar o seu próprio cartucho de NES? Então aprenda como funciona e também aprenda a montar seu próprio cartucho.

DNA de uma cartucho de NES

Introdução

Jogue no hardware autêntico para eliminar erros ou imprecisões de emuladores
Experimente jogos que nunca vi um lançamento em sua região, os jogos que nunca viram a luz do dia em tudo, e jogos homebrew não licenciado pelos fabricantes originais
Adiciona um item de-um-tipo a sua coleção
Dá-lhe algumas das ferramentas necessárias para começar com hacks ROM ou homebrew
Dá-lhe uma chance de ser criativo no rótulo do processo de tomada de

Infelizmente, as pessoas no passado têm usado este método para fazer cópias falsificadas de protótipos ou raros jogos como eventos Stadium.Por favor, não faça isso, e se você estiver fazendo uma reprodução, inclua uma linha no seu trabalho artístico que o identifica como uma reprodução, por isso, se você troca-lo fora, não é confundido com algo autêntico.

Então, o jogo terá que ser tomada?Eu decidi sobre Moai Kun, originalmente lançado pela Konami em 1990, o Famicom.É um jogo onde você guiar o personagem até a saída em cada nível de uma única tela, após resgatar alguns..coisas.Existem vários tipos maus, algumas armas, e sua capacidade muito limitada para pular e usar seu noggin para esmagar os inimigos.Este é o tipo de jogo onde você tem um botão de suicídio (“Select”, neste caso) quando você se encontra em uma situação impossível de ganhar.

Confie em mim, você estará atingindo o suicídio muitas vezes o botão.

Melhor música multicart na existência é encontrado neste cartucho


Inicialmente eu achei este jogo como uma seleção no pouco comum 190-em-1 multicart.Este multicart tem o logotipo Contra sobre um starfield Galaga estilo, por alguma razão, com alguns kick ass-beats.Para quem se interessar, esses cartuchos, basicamente, teve um número de ROMs diferentes dentro, com um mapeador de memória e um programa front-end que atua como o menu.Fique atento para um artigo sobre como fazer uma multicart no futuro!

Voltando à tarefa em mãos, Moai Kun também será um dos mais fáceis para fazer repros porque utiliza ROMs pequena que você pode encontrar facilmente cair em substitutos para.jogos maiores requerem um pouco de religação para o trabalho.Vou me certificar para cobrir uma reprodução mais complicado no futuro.
Eu estarei ROM remendar o original com uma tradução em Inglês.Ele só muda a tela de título, mas é bom saber como ROMs patch, caso você esteja planejando fazer um jogo com mais texto em que, como Final Fantasy II, por exemplo,.

Então, vamos dar um minuto para percorrer tudo isso NES mapper / header / PCB terminologia.

Um cabeçalho de Inês é de alguns bytes no início de todos os.NES arquivos que identifica os componentes técnicos da ADM.
O tipo de PCB é um identificador do que os chips são suportados pela placa.Exemplos são UNROM, CNROM TSROM e TLROM.Nosso jogo é CNROM.Ele contém o CDH e PRG ROMs, bem como o chip de segurança (também conhecido como CIC) e um chip simples 74LS161 que atua como um mapeador.
O número mapeador é um identificador do que a lógica de gerenciamento de memória é usado a bordo.Exemplos incluem CNROM, MMC1 e MMC3.Aqui é onde fica complicado.Por exemplo, Moai Kun é identificado com o mapeador 3, aka CNROM.Agora, o chip utilizado para gerenciamento de memória em uma placa CNROM não é chamado de “CNROM”, mas sim um 74LS161, que é um simples 4 bits contador binário.A maioria dos jogos de NES uso MMC1 ou MMC3 como mapper, e esse é o nome do chip.placas TSROM e TLROM uso MMC3, por exemplo.

Assim como você identificar um doador compatível?Encontrar cartuchos doador compatível por pesquisar usando o “Nome PCB” em “PCB / Hardware” no NesCartDB maravilhoso ou combinando informações sobre a lista de Bigass Mapper NES em TuxNES.

Agora que eu sei que o tipo de PCB para um carro de Kun Moai é CNROM, vou procurar isso no NEScartdb, e também para filtrar por “lançamentos nos EUA” (Eu sou canadense, e por isso são a maioria dos meus jogos, mas haverá provavelmente será mais resultados para lançamentos nos EUA, e são 100% idênticos no Canadá, exceto para as diferenças talvez embalagem).Se você não encontrar um doador compatível em busca de “CNROM”, certifique-se de pesquisa também para “NC-ROM”.
Coisas que você vai precisar de:

1) Um cartucho de doador compatível.Use o NEScartdb maravilhoso encontrar placas compatíveis.Moai Kun acontece faltar NEScartdb, mas eu posso abrir a ROM em um emulador para ver o tipo de mapper, que é uma pista importante para encontrar o tipo certo de bordo ou eu posso verificar a Big Ass NES Lista Mapper, que faz fato lista Moai Kun, como CNROM (3).O (3) significa que é conhecido como mapeador 3 do mundo cabeçalho INES.Eu peguei uma cópia de “Fisher-Price I Can Remember” como o meu doador.Eu consegui um 1 $, é inútil para mim como um jogo, não é difícil encontrar em qualquer trecho da imaginação e do rótulo foi rasgado.Perfeito!

Eu me lembro da última vez que eu joguei este jogo.Nunca.

2) Um programador de EPROM, EPROM UV e um eliminador.Primeiro, o programador.A maioria dos aficionados apenas ir para um programador barato o clone Willem.Essas coisas são como os canivetes suíços de programadores, capazes de lidar com uma tonelada de fichas, e ainda mais se você por alguns adaptadores.Eu acho que a minha era em torno da marca de 40 dólares no eBay.

Infelizmente, a maioria de vocês vão perceber o seu computador portátil não tem porta paralela.Saia da minha gramado.

Sim, toda a memória é nesse pequeno espaço visível na janela.
EPRONS

3) EPROM.Electricamente programáveis ​​chips de memória só de leitura vêm em muitos tamanhos, e têm sido usados ​​há décadas por isso, enquanto você tiver um apagador provavelmente você pode encontrar alguns entre os seus lixo eletrônico.Algumas fontes são fáceis NIC cartões antigos, que normalmente têm uma 27C256 ou 27C512.Você pode identificar facilmente EPROM pela sua janela, embora normalmente eles serão cobertos por um pedaço de fita.Estou começando com um par de EPROM 27C512 Tirei uma placa de arcade mortos JAMMA.

O que você vai precisar de EPROM?Bem, a maioria (todos?) Jogos da Nintendo usar 2 ROMs: a CDH e PRG.CDH é o personagem-ROM, que contém informações gráficas.O programa PRG, obviamente, mantém o programa.Você precisa obter EPROM que irá realizar o seu jogo destina-se.Para o nosso exemplo, Moai Kun, os bancos de dados acima nos dizem que tanto a CDH e PRG ROMs de 32kb, ou seja, 32 kilobytes cada.No entanto, EPROMs são marcados em bits, não bytes.O “27C” e “27” série de EPROMs são de 8 bits, e uma vez que precisamos de 32 kilobytes, 32 x 8 = 256 bits.Então, no mínimo, precisamos de chips rotulados como 27C256.Eu vou estar usando uma 27C512 e 27256, uma vez que saiu minha 27C512 outro é frito, e é claro que eu vou te mostrar como dar conta destas coisas.

Uma nota rápida porém: 27C256, 27C512, 27256 e 27512 são EPROM de 28 pinos que são pinos compatível com a máscara Nintendo ROMs.Qualquer coisa maior (as versões 1MBit 27C1024 ou 27C1001 por exemplo) são EPROM 32 pinos.Eles não estão diretamente pinos compatível com Nintendo Mask-ROM, e alguns de religação é necessária.Isso será abordado em um tutorial futuro.Este tutorial cobre somente o projeto de reprodução mais básico.

4) Em seguida, você provavelmente precisará de uma borracha UV.Obter este mesmo que você compre novos chips, porque é perfeitamente possível que você cometa um erro ou dois e necessidade de apagá-las.Minas é novamente a partir do eBay, US $ 20, e é apenas um circuito simples que executa uma lâmpada UV com um temporizador.O timer é quebrado na minha então eu tenho que vigiar.Então, depois de ter as suas fichas, remova os adesivos e limpar as janelas com algo parecido com Goo Gone.Acho que 15 minutos é geralmente uma boa quantidade de tempo para apagar um par de chips, no entanto, como fornos, o tempo de cozimento pode variar.

5) A 3.Bit 8 milímetros de Segurança da Nintendo.Apenas cerca de US $ 4-8 no eBay, abre muitos cartuchos de jogos de vídeo diferente.Quanto maior, 4.5mm versões para os sistemas de SNES (não cartuchos) e alguns outros.
Tem alguma forma de segurança Nintendo nunca trabalhou?

6 de ferro) de solda, ferramenta desolder de algum tipo de solda, talvez alguns fio, ferramentas manuais.

7) A ROM.Faça uma pesquisa no google para obter a sua ROM.Também obter as correções que vai necessitar para traduções etc.Patches vem como um arquivo IPS.

Criatividade 8).Você provavelmente vai querer fazer a sua própria arte, assim que começar a pensar sobre isso antes do tempo.
O processo de

1) Abra o seu jogo.Use um alicate realmente neednose skinny ou seu pouco jogo.Não perca estes parafusos!Dentro de você verá o CIC (chip de segurança), o Mapper (que é um contador binário), e da CDH e PRG ROMs.

2.Remova os dois chips de memória ROM, mas deixar todos os outros componentes.

2a.A menos que você tenha uma ferramenta de remoção de fantasia IC de alguma sorte, só cortar os chips ou usando uma dremel ou cortadores pequenos.Eu uso uma dremel, que corta as pernas muito danado rápido por isso tome cuidado para não escorregar e cortar quaisquer vestígios sobre sua placa.Se você cortar todos os traços na placa, você terá que repará-los mais tarde executando fio.

2b.Agora retire as pernas que ainda são soldados em.Existem alguns métodos para esta.A maioria das pessoas recomendo ter alguns “Helping Hands”, e usar isso para realizar o seu PCB quando você aquece a parte inferior e puxe as pernas para fora a parte de cima com um alicate.Pessoalmente, eu uso o método de bater.Eu viro a cabeça para PCB para baixo, então o calor cada pino e bater a mão (o que está segurando a PCB) sobre a mesa, o que esvazia o buraco.Isto é potencialmente perigoso, e as pernas de salto pode queimar a mão, por isso não fazê-lo desta maneira!

3.Dessoldar os buracos para que você possa facilmente inserir suas fichas.Segure o PCB até a luz para fazer a luz brilha através certeza!Limpe quaisquer outros vestígios de solda que são em torno de mentir no conselho.

4.Apague seus EPROM se você suspeitar que eles não estão vazios.Enquanto eu tenho certeza de comprimento, de longa exposição à luz UV pode eventualmente danificar de forma irreversível a EPROM, eu não posso dizer que nunca ouviu falar de que realmente está acontecendo.Lembre-se que a luz UV é prejudicial à pele, assim que seja seguro e evitar a exposição.Enfim, eu geralmente gosto de meu brinde para cerca de 15 minutos como eu mencionei antes.

5.Patch ROM seu se você precisa.Use uma ferramenta para aplicar o patch.IPS arquivo para o seu.arquivo NES.Executá-lo em um emulador para se certificar de você não ter corrompido o arquivo, e para garantir que o patch foi aplicado corretamente.No meu caso, eu posso ver o título foi alterado para Inglês.

Uso do IPS de Domínio Zofar é:

C: \ ne> ips moaikunJ.nes moaieng.ips moaikunE.nes

onde moaikunJ.nes é a minha ROM original japonesa, moaieng.ips é o patch de tradução Inglês, e moaikunE.nes é a saída ROM Inglês.

6.Divida-o.NES nele arquivos do CDH e PRG.Eu uso o utilitário DOS tniNES também no domínio Zofar, eu tenho certeza que há alguns Windows que iria trabalhar apenas multa.Aqui está um exemplo de uso tniNES:

C: \ ne> tnines-s moaikunE.nes

Que lhe dá moaikun.PRG e moaikun.CDH.

7.Opcional: se o seu EPROMs são maiores do que o seu ROMs, você deverá dobrar o tamanho da ROM até que enche o EPROM.Então, eu estou usando um 27C512 que detém 64 kB, então tenho que concatenar meus arquivos para que os grandes.Simples de fazer em uma janela DOS com o alto-comando “copiar” em:

C: \ ne cópia moaikunE.moaikunE chr.moaibig chr.chr

Esta linha concatena moai.chr sobre si mesmo e salva-lo como moaibig.chr.Não se esqueça da opção / b, este é necessário informar o programa não é um arquivo de texto.Se os arquivos finais são 4kB, isso significa que você esqueceu a opção / b.

Porque isso é necessário?Basicamente, você não pode contar com o NES ao chão os pinos endereço superior.Por exemplo, se eu só escrevo a 32kB mais baixos para o chip, eo NES decide enviar A15 alto, então ele vai ler o espaço vazio!Melhor colocar a mesma informação em cada pedaço então não há conjecturas.Você pode simplesmente dobrar os pinos A15 e conectá-lo ao chão, mas isso é mais trabalho.

8.Ok, hora de queimar essas ROMs novas.

8.Instale o seu programa gravador de EPROM.Se você estiver usando um programador Willem com um cabo paralelo, existem poucos hoops você tem que saltar através de.

Primeiro de tudo, não use o cabo USB, é usado apenas para o poder e não é forte o suficiente.Encontrar um adaptador de 9-12V para ligar.Se não acender, é a polaridade errada.
Você precisa combinar seu software com a revisão da placa que você comprou.Eu não acho que você vai causar danos se você usa o errado, mas não vai funcionar.
Instale este software TVicPort, em seguida, reinicie
Download io.dll a partir deste site, copiar io.dll a partir desse ficheiro zip para o diretório Arquivos de Programas EPROMxx /, substituindo o antigo.Se você receber “instrução privilegiada” erros no programador Willem, que você não fez isso corretamente.
Instale xp_stop_polling.reg a partir desta página, que também é um bom recurso Willem geral.Se as luzes vermelhas e verdes são consistentemente, você não fez isso.

8b.Verifique se o seu EPROMs estão vazios.Normalmente, o programa irá simplesmente ter um ensaio em branco.Teste cada EPROM para certificar-se.

8c.Queime estas ROMs!Escolha o tipo de EPROM, definir o seu dipswitches, em seguida, colocar em sua EPROM primeiro cheque em branco novamente para ter certeza que é vazio, então gravar o arquivo PRG.Seu programa irá provavelmente verificar isso para você através da leitura do chip inteiro novamente.Se funcionar, passe para o seu outro chip.Se não funcionar, há uma boa chance de apagar o procedimento não funcionar, então cozer seu EPROM (por mais que você fez antes, provavelmente) e tente novamente.Ainda com problemas?Bump-se os períodos RW e CW em seu programa.É provável que o seu antigo EPROM exigem mais tempo de escrever.

Depois de tentar escrever e apagar uma das várias vezes a minha 27C512 e recebendo mensagens de erros a cada momento, mediante a verificação, eu decidi que era frito e mudou-se para um outro chip.Eu encontrei um 27256, que é essencialmente o mesmo que um 27C256.Então, quando queima um presente, eu usei o original.CHR arquivo, não o concatenadas, desde que o arquivo original corresponde ao tamanho de EPROM.

8d.Cubra sua EPROM com fita.Costumo usar rótulos pouco para que eu possa acompanhar o que é uma CHR e qual é o PRG.

9.Solda seu ROMs no lugar.Você notará que CDH e PRG são escritos ao lado do local onde os chips pertencem.O entalhe na EPROM voltado à direita, seguindo o entalhe serigrafia impresso na placa.

Veja que a marca da queimadura?Isso é de quando eu adormeci a pensar a emoção em Rescue Fisher Price Firehouse

10.O grande momento!er Monte mudar o seu cartucho de NES e pop que otário em seu NES e sobre.Lembre-se que o seu novo jogo de NES é tão esquisito como um velho, então mexer com ele se ele não funcionar imediatamente.

Nice!Eu amo o Capitão Picard!

10.Se o jogo parece jogar mas os gráficos estão bagunçados, há dois problemas possibile.Primeiro, verifique se todos os traços estão trabalhando para o seu CHR EPROM.Você pode usar um multímetro para verificar cada pino contra o conector de borda, e certifique-se de limpar o conector da borda.Em segundo lugar, é possível que o jogo usa o “espelhamento” diferentes.Veja este blob pouco na parte superior do seu PCB?Você pode ter que dessoldar esse blob e solda de uma ponte sobre o outro.Confira uma das bases de dados para ver se o jogo pretendido e cartucho de doadores usar o espelhamento mesmo.

10b.Se você não ganha nada muito a falar, verifique a sua ROM PRG e limpe o conector de borda.Infelizmente, se isso tudo acaba bem, então é provável que o seu EPROM não queimar corretamente, ou algo ficou danificado pela eletricidade estática ou algo assim.Tecnicamente, enquanto as suas fichas verificadas corretamente em seu software de gravação de EPROM, que deve funcionar.Certifique-se de não estragar quaisquer vestígios sobre sua PCB.

11.Finalmente, tudo o que resta a fazer é ter uma etiqueta.

11.Eu fiz uma no Photoshop a partir de um modelo.Tentei imitar o estilo da caixa negra visto em muitos jogos iniciais.Você e clique com o botão direito e salve a imagem à esquerda, é realmente uma resolução mais alta que eu já reduzido para visualização.

11b.Eu encontrei a melhor maneira de anexar essas a um cartucho é fazer com que algumas folhas de papel de página inteira adesiva jato de tinta e imprimir você mesmo ou obtê-lo impresso em algum lugar.Então pegue algumas folhas de laminação folhas.Corte um pedaço de laminação e colá-la sobre o papel adesivo, em seguida, cortou a etiqueta para fora.Então é só casca e da vara.Tente não tocar as bordas muito ou ele vai levantar eventualmente.

EM FUNCIONAMENTO

É isso aí!Espero que tenha gostado do artigo.Fique atento para, pelo menos, mais dois projetos de NES.A primeira será uma reprodução mais complicado envolvendo chips maiores, ea segunda será uma multicart simples que pode conter vários jogos, utilizando um chip PIC para percorrer as opções.