em Sem categoria

Controlando seu Iphone remotamente com o OpenSSH.

Neste tutorial irei mostrar um recurso interessante disponivél para o Iphone, o gerenciamento remoto através do OpenSSH. Com este recurso podemos controlar um Iphone remotamente executando aplicativos, reiniciando ou até mesmo desligando seu Iphone remotamente. Um outro recurso bem importante é a transferência de arquivos entre o Iphone e seu computador.
Neste pequeno tutorial irei mostrar como utilizar estes recursos de forma simples e rápida.

Ambiente utilizado para nosso teste:
– 01 rede wireless disponivél;
– 01 Iphone modelo 8GB ( outros modelos também podem ser utilizados no teste );
– Software Installer.app instalado no Iphone no qual iremos conectar;
– Uma máquina com acesso remoto SSH ( Linux, Mac OS X, BSD’s ou mesmo Windows com o Putty );

Onde encontrar o Installer.app ?
O software Installer.app no qual deve ser instalado no Iphone pode ser encontrado na URL: http://iphone.nullriver.com/beta/.

Instalando o Installer.app
A instalação é muito simples e pode ser feita atravé do iTunes.

Instalando o TermVt100 para Iphone
Depois de instalado o Installer.app você deve instalar o aplicativo TermVT100, é um processo muito simples também basta abrir o TermVT100 e clicar em Install depois selecione Networking e por final TermVT100.
Abaixo você poderá conferir no video de exemplo como proceder para efetuar a instalação do TermVT100:

Conectando remotamente no seu Iphone.
Depois de instalado o TermVT100, conecte em na rede wireless no qual você têm acesso através do Iphone e de seu dispositivo/computador, abra no Iphone o TermVT100 será solicitado a senha de root para abrir o terminal, a senha padrão é alpine ( lembre-se de trocar a senha do seu Iphone pois do contrário qualquer usuário poderá hacker seu Iphone.
Depois de logado no terminal devemos verificar dois fatores, um se a porta 22 ( OpenSSH ) está habilitado e outra é o endereço de IP configurado no seu Iphone, para isso siga o exemplo abaixo

– Verificando se o SSH está rodando:
No terminal execute o comando netstat -na |grep 22
a resposta do comando deve retornar algo como
tcp4       0       0       *.22     *.*    LISTEN

Isto significa que a porta 22 utilizado pelo OpenSSH está aberta.

Verificando o endereço de IP do Iphone
Assim como em qualquer sistema operacional baseado em Unix o comando para verificar o endereço de IP do Iphone é o ifconfig, sendo assim basta abrir o terminal e executar o comando

ifconfig |grep inet

Na segunda linha após as entradas do endereço de loopback 127.0.0.1 você encontra um inet mais o endereço de IP do Iphone, e é este endereço que iremos utilizar para entrar no Iphone, no meu caso o endereço de IP que meu Iphone conseguiu através do leasing de IP por DHCP da rede Wireless é o 192.168.0.100.

Iniciando a conexão remota para o Iphone
Agora que sabemos que o OpenSSH está habilitado e o endereço de IP é o 192.168.0.100, vamos abrir a conexão com o Iphone, em meu caso estou utilizando uma máquina com o Ubuntu 8.10.
Abra um terminal em seu Ubuntu, caso não esteja acostumado com a interface de linhas de comando utilize o atalho do gnome com as teclas ALT+F2 digite gnome-terminal e tecle ENTER.
Após abrir o terminal digite o seguinte comando abaixo:

ssh [email protected]

* será solicitado a confirmação de autenticidade da chave RSA do Iphone digite yes e tecle ENTER. Será solicitado a senha do usuário root do Iphone por padrão sabemos que é alpine e tecle ENTER.
Pronto já estamos dentro do Iphone, com as permissões de super usuário podemos executar qualquer comando que quizermos dentro do Iphone.

Exemplo de execução de comando no Iphone
Para executarmos os comandos no Iphone remotamente devemos entender um pouco da arquitetura de diretórios do Mac OS X, como todos devem saber os binários dos aplicativos do Mac OS X ficam dentro do diretório Applications, sendo assim vamos entrar dentro deste diretório para isso execute o comando:

cd /Applications ; ls -l

No primeiro comando antes do ponto e virgula, entramos dentro do diretório e depois listamos quais os arquivos e diretórios que estão dentro do diretórios Applications

Em nosso exemplo vamos abrir a calculadora remotamente, para isso entre com o comando abaixo:
cd /Applications/Calculator.app
./Calculator

Verifique na tela de seu Iphone poderá ver que o aplicativo abriu conforme o comando que executamos.
Este foi um exemplo muito simples das possibilidades de acesso remoto ao Iphone, usuários mais experientes poderão perceber que as possibilidades com o acesso remoto com o Iphone são infinitas, tudo isso pelo motivo de estarmos conectando em um smartphone movido a um sistema operacional UNIX, no caso o Mac OS X ( tudo graças ao BSD, é claro ).

No video abaixo, estarei mostrando como executarmos os comandos em um passo-a-passo: