Recuperando a senha do usuário Root do MySQL no Plesk

Olá pessoal, se você já tentou executar o reset de senha do usuário root no Plesk já deve ter encontrado problemas. Talvez seja até este motivo de você ter chegado até aqui.
A verdade é que o Plesk administra as senhas dos usuários root do MySQL de uma forma diferente. Estas senhas são gravadas em um arquivo e criptografadas dentro do file system.

O cenário que temos aqui hoje é uma servidor com o Plesk down e faremos o reset da senha do usuário admin que é nosso super usuário.

  1. Vamos pegar o conteúdo de nossa senha acessando o arquivo criptografado em
    /etc/psa/.psa.shadow$AES-128-****************************************************** Este arquivo contém a hash com a senha do super usuário no Plesk
  2. Execute o seguinte comando no terminal do servidor Plesk
    MYSQL_PWD=`cat /etc/psa/.psa.shadow` mysql -u admin mysqlcaso tenha alterado a senha do admin você deve adicionar a flag -p e colocar a nova senha configuradaMYSQL_PWD=`cat /etc/psa/.psa.shadow` mysql -u admin mysql -p
  3. OK agora vamos ter que alterar um parametro em seu MySQL. Precisamos adicionar a flag skip-grant-tables que possibilita que o usuário acesse os bancos sem a necessidade de autênticação. Para isto edite com seu editor preferido o arquivo /etc/mysq/my.cnfAdicione a linha:
    skip-grant-tables logo após o inicio da sessão mysqld

    [mysqld]

    skip-grant-tablesFeito isto reinicie o servidor MySQL:

    /etc/init.d/mysql restart

    Depois entre no console do MySQL com o comando:

    mysql -uadmin mysql

    Depois de logar no console do MySQL vamos alterar a senha do admin

    UPDATE mysql.user SET Password=PASSWORD(‘$AES-128-***’) WHERE User=’admin’;

    * Substitua o $AES-128-*** pelo conteúdo da hash que pegou no passo 2

  4. Finalizando
    Para finalizar vamos desabilitar a opção skip-grant-tables que está no arquivo my.cnf. Reinicie o MySQL.Agora iremos configurar uma nova senha do admin no Plesk para isto execute o comando:/usr/local/psa/bin/admin –get-login-link
    * Esta opção possibilita que você entre na interface do Plesk sem autênticação e reset a senha.

    IMPORTANTE: Dê preferência para não alterar a senha do usuário admin/root do Plesk. Há diversos serviços configurados que possuem esta chave de autênticação configurada.
    Utilize usuários para bancos com menos privilégios para que não impacte negativamente na administração do Plesk.